Notícias e Artigos

Crawler Detect

06
outubro
2016

O sócio da Fortcon, Dr. Sílvio Teixeira conquistou o prêmio de melhor trabalho na área de Auditoria e Perícia do XVI Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, na área de Auditoria e Perícia.

O tema do artigo é "Efeito moderador das deficiências do controle interno na relação entre seus determinantes e consequentes". Esse trabalho é resultado dos estudos do contador e professor universitário sobre controle interno das empresas, e analisa as consequências da fragilidade existente no Brasil nesta área. Silvio analisou 1.403 problemas de controle divulgados por grandes empresas, durante três anos. Os dados foram coletados na Bolsa de Valores e junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Sócio da Fortcon concluiu que a falta de controle interno, uma espécie de selo de qualidade para a chamada auditoria interna, traz sérios prejuízos para as empresas que amargam atraso na divulgação de dados oficiais, aumento nos valores de honorários, republicação de balanços e opiniões modificadas de auditores, que acaba manchando o nome das organizações.

De acordo com o estudo, em 25% dos casos houve deficiência nos controles internos, ou seja, o Brasil sofre com a falta de qualidade de informação nesta área. "Se tivéssemos esta credibilidade teríamos maior garantia para investidores e para o próprio mercado", sinaliza o Dr. Silvio.

Ainda em 2016, Silvio recebeu Menção Honrosa no X Congresso ANPCONT, também realizado na USP, com o artigo "Índice de Deficiências do Controle Interno: análise de empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA".


Não foi possível realizar esta operação. Favor contacte o administrador (suporte@cedilha.com.br).