Notícias e Artigos

Crawler Detect

24
agosto
2018

Mesmo que você não seja obrigado a ter um contador, há casos em que esse profissional pode ser de grande auxílio em sua profissão

O Brasil atualmente é um dos países que mais aceita e acredita na ideia de empreender, segundo pesquisa realizada em 2017 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 75,8% da população considera essa uma boa iniciativa. Essa mesma pesquisa, em 2016, apontou que ter o seu próprio negócio era o 4º maior sonho do brasileiro e que 48 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos já possuem um negócio ou estão envolvidos na criação de um.

Um dos fatores que colaborou para o alcance desses números foram as micro e pequenas empresas que em sua maioria são representadas pelo Micro Empreendedor Individual – MEI. Criada em 2008 a lei complementar 128/2008 (lei do MEI) regularizou e contribuiu para que muitos começassem a empreender.

Além de auxiliar na regularização de quem trabalha por conta própria, o MEI pode emitir nota fiscal, ter um CNPJ e em relação as outras categorias de empresas essa possui grande vantagem como por exemplo a simplificação das obrigações fiscais impostas pelo governo. Mas MEI precisa de um contador?

MEI e a contabilidade

Segundo a legislação o MEI não é obrigado a ter um contador visto que não é necessário a escritura fiscal e contábil e o recolhimento de impostos é realizado de uma forma bem simples. Porém o perfil do MEI são pessoas que começaram a empreender por oportunidade ou necessidade e nesses dois casos, em sua maioria, não são pessoas que possuem o conhecimento na área contábil. Além disso, os empreendedores tem que lidar com todas as atividades da empresa o que demanda tempo e comprometimento, assim ter uma forma mais prática e fácil de lidar com todas as exigências legais é um ótimo negócio.

Mesmo que você não seja obrigado a ter um contador, há casos em que esse profissional pode ser de grande auxílio em sua profissão. Quer saber como? Então continue lendo nosso artigo!

De olho na contabilidade

Uma das grandes vantagens de possuir um contador quando você é MEI é não ser tributado em valores que podem comprometer o seu lucro. Com um controle contábil, você consegue saber por exemplo ser irá pagar Imposto de Renda: se ultrapassar a quantia de 32% do seu lucro, você pode ser tributado em até 27,5 % e seu contador consegue lhe orientar!!!

Assim, mesmo sem a obrigatoriedade de ter uma escrita contábil, com ela é possível mensurar sua real margem de lucro que neste caso é isenta da tributação do Importo de Renda. Caso contrário só é permitido isentar o lucro após a confrontação de sua receita com os percentuais abaixo, os quais variam conforme sua área de atuação:

  • 8% no caso de indústrias, comércios e empresas de transporte de carga;
  • 16% para MEIs que fazem transporte de passageiros;
  • 32% para serviços em geral.

Assim todo o restante do seu faturamento que ultrapassar essa presunção está sujeito à tributação de até 27,5% de Imposto de Renda. Ou seja, sem um contador, o Microempreendedor individual fica mais vulnerável a ser tributado.

Tudo bem, mas o próprio empreendedor não pode realizar a escrituração contábil? Não, por lei apenas contadores são aptos a realizar essa atividade.

Além da economia que um contador consegue realizar ele auxilia no processo de abertura de uma empresa que pode ser bem burocrático com muitas etapas e começar uma empresa da maneira correta evita dores de cabeça e estresses futuros.

E como tempo é dinheiro, com mais tempo para focar no desenvolvimento da sua empresa, mais rápido é o seu crescimento. Assim, conforme a empresa cresce, o MEI já não consegue atender as suas necessidades e por isso é preciso trocar o regime tributário, para isso, nada melhor que um contador para orientar qual deles possui a melhor relação custo benefício.

Você pode ter em seu contador ou no escritório de contabilidade um parceiro que sempre vai proporcionar a real saúde financeira do seu empreendimento. Dessa forma fica mais facilita para você empreendedor saber qual o melhor momento para investir e crescer.

 

Quer saber o que mais um contador para acrescentar no desenvolvimento da sua empresa? Fale com a FORTCON que há 25 anos atua no mercado assessorando seus clientes com excelência em serviços contábeis, agregando valor à gestão de seu negócio. Ligue: (43) 3323-8001 e agende uma visita!


Não foi possível realizar esta operação. Favor contacte o administrador (suporte@cedilha.com.br).