Notícias e Artigos

Crawler Detect

16
agosto
2016

"Afinal, a contabilidade está a serviço de quem?"

Guilherme Teixeira, sócio da Fortcon, esteve reunido com alguns deputados estaduais para ajustes nos prazos das obrigações acessórias do Estado do Paraná!

O contador, que também é professor do curso de Ciências Contábeis da PUCPR Câmpus Londrina, juntamente com o presidente do Sescap Londrina, estiveram reunidos com o deputado estadual Tercílio Turini e o deputado Devanil Reginaldo da Silva para protocolar um pedido de mudanças nos prazos de entrega de alguns trabalhos para o fisco.

Jornais de grande circulação destacam o trabalho do contador Guilherme Teixeira em relação à EFD/ICMS.

Folha de Londrina:
http://www.folhadelondrina.com.br/…/efd-icms-prazo-de-entre…

Jornal Contábil:
http://www.jornalcontabil.com.br/prazo-de-entrega-da-efdic…/

Agência PUC:

http://www.pucpr.br/noticia.php?ref=1&id=2016-07-07_62719

A agência PUC destaca uma passagem interessante:

....Todo escritório de contabilidade precisa elaborar relatórios, como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado de Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), entre outros. Alguns desses são obrigatórios para todas as empresas, ou seja, mesmo se o empresário não solicitar essas demonstrações, cabe ao contador fazer os registros dos livros e demonstrações contábeis.

Segundo Guilherme, o problema está nos prazos exigidos pelo fisco, que é muito apertado (de modo geral, concentram-se nas duas primeiras semanas do mês), dificultando a realização do trabalho com mais qualidade.

"Existe um esforço desproporcional nos primeiros dias do mês, o que pode gerar gastos de horas extras e até mesmo, aumento de custos para os empresários contábeis, que precisam contratar mais pessoas e manter uma equipe ociosa no restante do mês.” Lembrando que um erro no sistema fiscal ou trabalhista pode acarretar em prejuízos financeiros para a empresa que contratou o contabilista.

Além de realizar a escrituração dos livros contábeis, elaborar as demonstrações financeiras, realizar as apurações de impostos e rotinas trabalhistas, com a devida atenção às particularidades de cada setor, o contador precisa ainda elaborar demonstrações eletrônicas para o fisco ter instrumentos fiscalizatórios. São as chamadas obrigações acessórias, que são arquivos eletrônicos entregues ao governo Federal, aos estados e municípios de maneiras distintas, contendo as mais diversas informações das empresas e proporcionando ao fisco outras ferramentas para fiscalizar a arrecadação e controlar as empresas de forma geral.


Não foi possível realizar esta operação. Favor contacte o administrador (suporte@cedilha.com.br).