Notícias e Artigos

Crawler Detect

03
agosto
2018

Quais os passos para poder começar a faturar de forma correta, com meu CNPJ e o melhor regime tributário?

Antes que o empreendedor tome a decisão de iniciar o processo de constituição de empresa, recomenda-se que ele tenha feito um plano de negócios, ou pelo menos, estudado variáveis mercadológicas e financeiras que impactam o seu ramo de atividade.

Entendendo o mercado que irá atuar e acreditando estar preparado para iniciar uma jornada, chegou a hora do empresário entrar em uma “burocracia” existente no Brasil, aqui chamada de PROCESSO DE ABERTURA DE EMPRESA.

Passos para abertura formal do seu negócio:

Etapa 01: Registro do Contrato na Junta Comercial

As juntas comerciais podem variar os procedimentos a depender da região. No Paraná, por exemplo, se faz necessário uma análise de viabilidade eletrônica antes mesmo de assinar e protocolar os documentos, afim de agilizar as análises da própria equipe da Junta Comercial, que irá receber processos com menores margens de erro.

Etapa 02: Receita Federal

Após o protocolo na Junta Comercial, o próximo passo é solicitar o CNPJ, o qual depende desse documento estar devidamente registrado. Novamente, destacamos que a depender do estado, o processo entre Junta Comercial e Receita Federal pode estar unificado, ou seja, registrando o seu contrato na Junta Comercial você pode já obter automaticamente o seu número do CNPJ.

Etapa 03: Prefeitura do Município

Tendo o CNPJ, chegou a hora de solicitar o Alvará de Licença. Aqui, é importante observar que a depender do seu ramo de atividade, o documento só será liberado após vistorias, como por exemplo: vigilância sanitária e bombeiros. Além disso, o endereço em questão pode influenciar na liberação ou não do seu Alvará de Licença, então, a equipe FORTCON sempre recomenda que antes de iniciar o processo na Junta Comercial, faça uma viabilidade também junto à Prefeitura.

Por exemplo: Para obter um Alvará de Licença em Londrina, a equipe FORTCON faz uma análise no site da Prefeitura para orientar seus clientes se naquele endereço a atividade será permitida, assim, o processo de abertura de empresa em Londrina caminha tranquilamente.

Etapa 04: Receita Estadual

Caso a sua empresa irá trabalhar com o comércio, industrialização ou até mesmo outras atividades que necessitem da Inscrição Estadual, essa etapa precisa ser realizada. Destaca-se que ela pode ser realizada antes mesmo do Alvará de Licença, a depender do estado e seu modelo de abertura nas Junta Comerciais, uma vez que nem todos os sistemas são integrados ainda.

Alguns pontos importantes: Já presenciamos casos de abertura de empresa em Londrina onde os fiscais questionaram o CAPITAL SOCIAL da empresa, afirmando que não condizia com o porte da empresa. Por exemplo: Montar uma fábrica com R% 10.000,00 de capital faz sentido? Consigo comprar máquinas com isso? Reflete a realidade? Você empreendedor precisa estar atendo à isso, não esquecendo do impacto no seu Imposto de Renda!!!

Etapa 05: Simples Nacional

É importante você fazer o planejamento tributário para saber qual o regime tributário é o mais adequado. Na Fortcon, todos os clientes novos antes de iniciar o processo de abertura passam por reunião com os contadores da Fortcon em Londrina para analisar o melhor cenário dentro da legalidade.

Definido isso e caso a sua empresa vá para o Simples Nacional, é importantíssimo que, após o registro da empresa no último órgão, seja realizado à solicitação de enquadramento no Simples Nacional. Esse pedido é online e bem tranquilo de ser realizado.

Liberado Simples Nacional, basta você solicitar a liberação de emissão de notas e começar a trabalhar de forma organizada e alinhada com a sua contabilidade!

Caso esteja no Lucro Real ou no Lucro Presumido, terminada a última etapa (anterior) deve-se solicitar à liberação de nota e começar a trabalhar da mesma forma, entretanto, respeitando aspectos fiscais e tributários diferentes.


Quer conhecer um pouco mais sobre a Fortcon? Entre em contato conosco pelo 43 3323-8001 e agende seu horário com um dos nossos contadores.

A Fortcon é uma empresa de contabilidade em Londrina com mais de 25 anos de mercado, formada por uma equipe de doutores, mestres e especialistas que atendem pequenas, médias e grandes empresa, além das Startups da Intuel, Redfoot e Hotmilk.


Não foi possível realizar esta operação. Favor contacte o administrador (suporte@cedilha.com.br).