Notícias e Artigos

27
dezembro
2021

Descubra qual tipo societário optar na hora de abrir a sua empresa!

2022 está chegando e com ele você pretende abrir o seu negócio? Se sua resposta é sim, o primeiro e importante passo é formalizar a sua empresa, ou seja, “abrir um CNPJ”. A assessoria na abertura de uma empresa é fundamental, pois diversas particularidades irão impactar diretamente na sua segurança jurídica e em sua tributação.

 

Ao analisar a área e a forma como irá atuar no ambiente mercadológico é preciso definir qual empresa, no sentindo jurídico, você pretende abrir, levando em consideração informações como capital inicial que será investido, cotas dos sócios, tipo societário, definição de atividades e outros.

 

Hoje vamos te apresentar alguns tipos societários existentes, assim você poderá verificar qual faz mais sentido em seu atual cenário.

 

Até o 1º semestre de 2019, caso você opta-se por constituir a empresa sem sócios, você tinha apenas 2 opções, sendo o Empresário Individual (EI) e Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), porém a existência de somente os 2 tipos societários, era limitado em alguns aspectos. Para você entender melhor, vamos te explicar as particularidades dos 2 tipos:

- Empresário Individual – EI:

O Empresário Individual atua como o único empreendedor da empresa, por ser individual não é possível ter sócios. Quando a pessoa opta por sei EI a pessoa física (empreendedor) e a pessoa jurídica (empresa) são os mesmos. Outra característica desse tipo de registro é que as dívidas e patrimônio do empresário e da empresa se misturam, ou seja, não há blindagem patrimonial (proteção do patrimônio da pessoa física).

Nessa modalidade é possível ser uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte com quantidade ilimitada de funcionários e não há a necessidade de um capital social mínimo (valor investido) para abertura da empresa.

 

- Empresário Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli:

O Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é muito semelhante com o Empresário Individual, a principal diferença consiste na divisão do patrimônio. Nessa categoria as dívidas da empresa ficam limitadas a ela mesma, não atingindo a pessoa física (Blindagem Patrimonial). Entretanto para conseguir abrir uma EIRELI o empresário precisa ter um investimento inicial equivalente a 100 salário mínimos.

Mas aqui também é possível ser uma microempresa ou empresa de pequeno porte com quantidade ilimitada de funcionários. Vale ressaltar que ainda é uma categoria individual, portanto não é permitido ter sócios.

Conforme comentamos anteriormente, até o 1º semestre de 2019, para abertura de empresa sem sócios, existiam apenas EI e EIRELI. Porém a partir do 2º semestre de 2019, com a publicação da Lei da Liberdade Econômica, surge um novo tipo societário, a LIMITADA UNIPESSOAL.

A Limitada Unipessoal é um tipo societário para quem vai constituir a empresa sozinho, porém une-se os dois pontos positivos dos tipos societários apresentados anteriormente, sendo:

 

- Blindagem Patrimonial, ou seja, separa-se pessoa física de pessoa jurídica, os bens e dívidas da pessoa física não se vinculam aos da pessoa jurídica e vice-versa.

- Não há necessidade da Capital Social mínimo, ou seja, diferentemente da EIRELI, você não precisa investir no mínimo 100 salários para abrir a empresa, você pode abrir com o valor que você desejar.

 

Ou seja, o melhor tipo societário para constituir sua empresa (sem ter sócios), é a limitada unipessoal.

 

Sua empresa não é limitada unipessoal? Não se preocupe, entre em contato com a gente, vamos te ajudar!

 

E se eu for ter sócios na empresa?

Caso tenha sócios, a sua empresa naturalmente será constituída como Sociedade Empresária Limitada (LTDA), tipo societário para empresas que possuam 2 ou mais sócios, sendo uma modalidade que aceita a inclusão de sócios que podem ter a mesma quantidade de cotas (porcentagem) da empresa ou não, podendo ser proporcional ao valor investido por cada um. Outra característica é a separação do patrimônio dos sócios e da empresa, ou seja, blindagem patrimonial.

 

Além do tipo societário, outras particularidades devem ser analisadas, variando caso a caso. Mas o fato é que, cada particularidade poderá impactar de diversas formas em seu negócio.

 

Vamos falar sobre o seu negócio? Entre em contato com a Fortcon Contabilidade pelo WhatsApp: enviar mensagem


Não foi possível realizar esta operação. Favor contacte o administrador (suporte@cedilha.com.br).