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23
agosto
2018

Empreender é o sonho e a realidade de muitos brasileiros, a pesquisa realizada anualmente pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no Brasil feita através do Sebrae e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) revelou que os brasileiros estão querendo empreender cada vez mais cedo.

O novo perfil apresentado na pesquisa de 2017 diz que a participação de pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial cresceu de 50 para 57%, em números isso representa 15,7 milhões de jovens que buscam informações e formas para abrir uma empresa ou estão com uma em atividade no período de até 3 anos e meio.

A pesquisa também aponta que a taxa total de empreendedorismo no Brasil foi de 36,4%, ou seja, a cada 100 pessoas, em média 36 são empreendedoras e somadas chegam a quase 50 milhões de pessoas abrindo e administrando sua própria empresa.

Diante desse cenário a competitividade é bem alta e para continuar no mercado é preciso ter um diferencial. Embora não tenha uma fórmula secreta que resulte em 100% de sucesso, alguns comportamentos e atitudes são essenciais para o sucesso. Quer saber mais? Continue lendo o nosso artigo!

Veja a seguir 9 dicas que ajudarão você a ter uma empresa de sucesso:

  1. Conheça você

Ao pensar em abrir uma empresa o processo do autoconhecimento é importante, pois dessa forma você conseguira definir o seu perfil e consequentemente o do empreendimento, saberá melhor em qual área atuar, quais serão as metas e objetivos do negócio. Fazer perguntas do tipo: “tenho afinidade com essa área?” “Tenho conhecimento sobre isso?” “Qual a necessidade de tempo que essa empresa exigirá de mim?” “Eu me vejo atuando nessa área daqui 5 anos?!”, são questionamentos que ajudam a orientar e verificar se suas escolhas são coerentes.

  1. Escolha bem os seus sócios

Escolher um bom sócio para sua empresa não é uma atividade fácil, porém é muito importante visto que refletirá diretamente nas ações do seu negócio. As dicas são simples e fáceis de executar. Escolha uma pessoa de confiança, que tenha não apenas um currículo bom, mas que tenha os mesmos princípios que você, uma visão de negócio parecida com a sua e principalmente que seja uma relação de parceria com respeito mútuo com espaço para discussões e questionamentos sobre qual é a melhor decisão a ser tomada.

  1. Defina sua principal contribuição ao negócio

Analisar seus pontos e fortes e fracos colabora não apenas para apontar aonde você precisa melhorar, mas também aponta qual a melhor área para você atuar no sua empresa, pois ali você conseguira contribuir mais e melhor.

  1. Monte um plano de negócio

Tirar tudo da cabeça e colocar no papel de uma forma organizada e simples, esse é o objetivo do plano de negócio. Nele você precisa documentar todas as estratégias, objetivos, metas, planos financeiros, administrativos e de marketing. Outra dica muito importe nesse tópico é simplificar ao máximo sua proposta de negócio, se você conseguir explicar em poucas palavras está no caminho certo.

  1. Entenda a área de atuação da sua empresa e analise seus concorrentes

Conhecer a área em que seu negócio está transmite confiança a todos os seus públicos e, além disso, faz com que as decisões tomadas sejam mais assertivas, aumentando a probabilidade de sucesso. Outro fator muito importante é a análise dos seus concorrentes com o levantamento dos pontos fortes e fracos de cada um. Melhore e execute os pontos fortes e verifique se os pontos fracos também não estão presentes no seu negócio, se sim elimine-os e esteja sempre à frente de seus concorrentes.

  1. Invista na Contabilidade

Independentemente do momento em que sua empresa está, uma contabilidade em dia é essencial para o crescimento do negócio, desde o início com a formalização da empresa e a escolha do regime tributário até o controle de todas as contas e conhecimento do lucro real.

  1. Tenha Qualidade

Quando a pessoa adquire um produto ou serviço de qualidade a chance dela voltar e recomendar para outras pessoas aumenta e muito. Isso inclui a qualidade no atendimento de cada cliente, as vezes esse ponto poder ser o diferencial entre fidelizar o cliente ou entrega-lo ao concorrente.

  1. Mantenha-se Atualizado

Mantenha-se sempre informado e atualizado em relação ao mercado em que sua empresa está inserida. Estudo, dessa forma compreender o mercado e suas tendências fica mais fácil e se adaptar a elas também. O aprimoramento também deve ser realizado com toda a sua equipe, aliás investir em profissionais qualificados e colaborativos é valoroso.

  1. Seja um bom administrador

Empreender envolve muito trabalho, comprometimento, foco e organização. Saber administrar e avaliar o desempenho da sua empresa é vital e isso dispõe de muito tempo e dedicação, pois é preciso fazer a gestão de pessoas, do marketing, administração e financeiro do negócio, mas é possível. Principalmente se você contar com uma ajuda na contabilidade.

Saiba mais como podemos colaborar para o seu negócio crescer, ligue (43) 3323-8001 e agende uma visita!


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